Dentre os 365 dias do ano, o 21 de março foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial. (MOVIMENTO DOWN)

Mas, mais do que a escolha certeira da data são os motivos para sua existência.

 

Para que serve o Março 21?

 

O principal motivo para as ações realizadas no dia 21 de março é dar visibilidade a Síndrome de Down. Há mais de 150 anos a Síndrome foi descoberta pelo médico britânico John Langdon Down e até hoje muitos forma os avanços tanto na ciência como na sociedade. Mas ainda tem muito para ser vencido quando se trata de esteriótipos, preconceitos e promoção de igualdade. A campanha Março 21 pretende assim,  reduzir o preconceito ao inserir como pauta social a realidade do Down e combater a ideia de que diferença não é normal. Inclusão é a chave dessa campanha.

Maior que a condição genética é a capacidade de ser humano. Informação correta evita transtornos. Informe-se e se conscientize.

 

 

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *